» » » » » Dízimo é bíblico. Inclusive no Novo Testamento.


Durante décadas, aqui no Brasil, uma das maiores críticas ao dízimo sempre era porque "os pastores roubavam". Muita gente repetia corajosamente, em alto e bom som: "todo pastor é ladrão". Isso numa tentativa de passar a imagem de idiota ao evangélico, e que este "dá todo o dinheiro ao pastor". Essa retórica era uma ridicularização que já constrangia os pedidos de ofertas nas igrejas. Fora os escândalos, que eram um "prato cheio" para alguns meios de comunicação.

Mas, mesmo com todas as críticas e piadas, para a tristeza dos opositores, as igrejas evangélicas cresceram. E muito, diga-se de passagem. Empresários, famosos, autoridades, enfim, muita gente de todas os níveis e classes sociais se tornaram evangélicos. Logo, afirmar que toda esta gente é "otária", e que "só sabe dar dinheiro ao pastor", ficou complicado para os críticos. Ainda fazem piadas até hoje, óbvio, mas diminuiu. E agora a estratégia é outra: afirmar que o dízimo era "apenas no velho testamento".

Dízimos e ofertas ajudam a manter as igrejas abertas, e muitas pessoas sempre tiveram o coração aberto para contribuir com inúmeras ongs, projetos, entidades, etc. E porque não para uma igreja se manter?! O que existe hoje, na minha opinião, é uma verdadeira campanha contra o dízimo. São pessoas chamando dizimistas de "burros", "analfabetos", e outras agressões verbais, simplesmente porque o crente contribui com o dízimo para a sua igreja. E eu nem sou contra a pessoa tecer suas críticas a chamada "exploração da fé" em determinadas denominações. Compartilho da mesma opinião quando se trata dos exageros em pedidos de dinheiro. Mas a generalização é um erro grave! Há muitos pastores honestos, sinceros, que são homens de Deus. Logo, devemos ficar atentos com estas numerosas críticas ao dízimo nas redes sociais, pois por detrás de todas estas postagens insistentes, pode haver algum outro objetivo.

Você pode ser convicto, porém não pode ser fanático. O fanatismo fecha a mente da pessoa a aprender mais, a analisar mais criteriosamente o assunto. Há pessoas que, sem nenhum estudo mais profundo, "batem o martelo", condenam e abominam, da noite para o dia, como se tivessem estudado e pesquisado meses a fio sobre o assunto. Raramente alguma destas pessoas se deu ao trabalho de pesquisar, estudar, meditar, jejuar, orar, pedir a Deus orientação. Apenas leu dois ou três textos nas redes sociais sobre dízimo, e pronto: tornou-se o "mestre" sobre dízimos e ofertas. Fale com esta mesma pessoa sobre qualquer outro assunto (batismo nas águas, pecado, milagres, etc) e a reação dela é normal, mesmo que ela discorde em muita coisa. Mas se você afirma que é dizimista, ele vocifera uma chuva de ofensas. 

Como uma igreja vai se manter, com pagamentos de aluguel, luz, água, material de limpeza, material de santa ceia, cortinas, microfones, manutenção de instrumentos, lâmpadas, bebedouro com água, cadeiras, bancos, ornamentação da igreja, enfim, inúmeros gastos, sem os dízimos e ofertas?! Sabendo ou não de tudo isso, estas pessoas espalham incansavelmente na internet que o dízimo "não é para os dias atuais", e citam seus emaranhados de críticas. Em alguns textos eles citam os "pastores que ficaram ricos, milionários". E não é mentira. Infelizmente os "Judas" existem até hoje em nosso meio. Mas citar estes falsos pastores é uma forma de conduzir o leitor a concordar com as suas teses anti-dízimo.

Existem pastores desonestos? Sim, claro que existem! Seria uma ingenuidade (ou omissão) da minha parte afirmar que não. Se nos tempos bíblicos, ali lado a lado com Jesus, Pedro negou, Tomé duvidou e Judas traiu, imagine hoje!!! Cada um dará conta de si mesmo a Deus. Eu tenho que olhar para o Autor da minha fé! Ou eu tenho que olhar unicamente para os MAUS exemplos? E os bons exemplos?! Já que é para olhar as circunstâncias, eu não posso olhar então para os milhões de cristãos que testemunham as bênçãos que receberam com a fidelidade no dízimo?! Se eu mesmo já fui poderosamente abençoado, porque agora os textos contra o dízimo vão me orientar a pensar diferente? Se eu aceitei a Jesus em uma igreja que estava aberta justamente porque os dízimos e ofertas dos irmãos ajudavam a mantê-la aberta, porque agora eu vou me posicionar contra a manutenção da Casa de Deus?!

Vejamos o que o Novo Testamento tem a nos mostrar em exemplos claros em que o dízimo e as ofertas tem amparo:

Lucas 18:12: "Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho". Neste contexto, Jesus condenou a justiça própria dos fariseus e não o ato de devolver o dízimo. Como o Mestre iria citar um exemplo de uma pessoa que se AUTO JUSTIFICA se ele estivesse falando algo que não era pra fazer?! "...e dou o dízimo de tudo quanto ganho". Ou do contrário Jesus também estaria reprovando o JEJUM?! Óbvio que não. Logo, o problema aqui neste texto não era o dízimo e nem o ato de jejuar, mas sim o fariseu que se justificava. 

Mateus 23:23: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas".

No versículo acima, de Mateus 23:23, Jesus não está anulando o dízimo. Muito pelo contrário, ele reforça: "DEVEIS FAZER ESTAS COISAS". Ou seja, não adiantava dar o dízimo, e não exercer a justiça, a misericórdia e a fé. Está claro no texto. O Mestre nos ensina que não adianta dar dízimos, ofertas, ou qualquer outra coisa na igreja, e não ser uma pessoa justa, misericordiosa, e não ter fé naquilo que está fazendo.

Jesus ainda chama a atenção para a oferta de uma VIÚVA POBRE (Lucas 21:1-4) justamente por ela querer ajudar a obra de Deus!!! 

"E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro. E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas. E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva. Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha". (Lucas 21:1-4)

Observe: Jesus elogia a oferta de uma viúva POBRE. O que estes anti-dizimistas mais falam que é para fazer com os dízimos e ofertas da igreja?? "Doar para os pobres". (Óh, que lindo!!!) Ora, o Mestre jamais cairia em contradição em elogiar uma mulher viúva e pobre que deu tudo o que tinha. O Senhor iria correndo na direção dela e diria: "-Ei, não, espere aí...este dinheiro é pra você". Aquela mulher, com toda certeza, foi muito mais abençoada do que se ela ficasse guardando aquelas moedas. A visão dela era ajudar, com o pouco que tinha, a obra de Deus!!! 

Este é o segredo do dízimo: não é dizimar porque é um dogma, um ritual religioso, mas sim desejando o crescimento e expansão da igreja. Na alegria de ver mais vidas no Caminho da Salvação.

Há muitas pessoas sinceras, que estão compartilhando postagens contra o dízimo nas redes sociais. São irmãos decepcionadas com igrejas, pastores, o qual eu sei muito bem que é verdade o que muitos descrevem, sobre suas experiências em igrejas onde o pastor era um salafrário, espertalhão, e talvez esta frustração as conduza fortemente a esta linha de pensamento contra o dízimo. Mas quer um conselho? Não misture as coisas. Um erro não justifica o outro. Eu passei por experiências de saber que o pastor estava se usurpando de quase tudo da congregação. Simplesmente mudei de igreja, e não deixei aquilo me abater e nem me posicionar contra as diretrizes da Obra de Deus.

Ou você pensa que estas pessoas que ficam 24h nas redes sociais espalhando textos contra o dízimo, esculachando, xingando, ofendendo as pessoas, estão preocupadas com a sua vida espiritual? Por detrás de toda esta "cortina de fumaça" há um objetivo do inimigo de nossas almas escondido ali no meio: acabar com as igrejas. É a minha opinião. Cuidado para você, amigo leitor, não estar entrando em um jogo que Satanás está fazendo, envolvendo até pessoas sinceras como você, conduzindo a se posicionar contra a Igreja do Senhor na terra, independente da denominação. Não concorda comigo? Tudo bem. Ore, jejue, medite mais na Palavra de Deus, peça direção e orientação que vem do alto, e não da que vem das redes sociais. É o meu conselho. Que Deus te abençoe rica e poderosamente em nome do Senhor Jesus. Amém.

"...Para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus". (Atos 5:39b)

"Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições". (Hebreus 10:32)

"Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava". (João 12:5,6)

 ADD Pr Denis - CLIQUE AQUI
Denis de Oliveira é pastor da Assembleia 
de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ.



COMPARTILHE:

ESCREVA A SUA OPINIÃO:

«
Next
This is the most recent post.
»
Previous
Postagem mais antiga