» » Você está na porta estreita ou na porta larga?!

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela"(Mateus 7:13,14)

Muitos apologistas do legalismo, citam constantemente em seus discursos, as palavras "porta estreita e porta larga", referindo-se as doutrinas (dogmas) de suas igrejas, em relação a usos e costumes. Acredito que realmente se o cristão não se esforçar em entrar pela porta estreita, entrará pela porta larga, a que conduz a perdição. Mas o que seria esta "porta larga"?? E em que sentido se entra na "porta estreita"?!
Entende-se que estreito é algo de pouco espaço, que se passa por ali, no mínimo, com dificuldades. Tem que haver um certo esforço. Ou seja, não é fácil. Se fosse fácil, não seria uma "porta estreita". Vamos supor, por exemplo, que eu seja uma pessoa que estivesse bem acima do meu peso, e tentasse passar por uma porta estreita. Eu conseguiria?? Dificilmente.

O que eu teria que fazer, então? Trocar as minhas vestes? Mudar meu tipo de roupa?? Não! Isso não resolveria nada! Eu ficaria do mesmo jeito sem conseguir passar pela estreita porta! Eu teria que mudar de dentro para fora! Comer menos, emagrecer, perder peso, não viver mais do jeito que eu quero, comendo de tudo, mas negar a mim mesmo, deixar de lado as minhas vontades, ser um novo homem! Aí sim, passaria pela porta estreita!!!

O que você me diz de uma religião que, para fazer parte dela, não precise modificar o caráter, pode continuar a fazer fofocas, caluniar o próximo, falar mal de todo mundo, ser arrumador de confusões, invejoso, interesseiro, mentiroso, falso, etc, mas que, cumpra os requisitos: não pode usar bermuda, não pode usar camiseta, não pode ir a praia, a mulher não pode usar calça (mesmo decente), não usar brinco, etc. Daí pode ser batizado nas águas, ser membro, e ser até do ministério! Me responda: esta é uma porta estreita, ou é uma porta larga???

Para entrar na porta estreita, eu tenho que negar a mim mesmo, negar as minhas próprias vontades! "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me"(Marcos 8:34) Se a pessoa mente, faz fofoca, etc, ela está negando a si mesma?? Claro que não! Me impressiona como algumas igrejas exigem tanto com relação aos seus dogmas, suas "doutrinas", seus usos e costumes, a ponto de inúmeras pessoas serem punidas, disciplinadas, suspensas, chamadas em gabinete, e até excluídas da comunhão, mas os fofoqueiros, falsos, mentirosos, continuam lá, sem nada acontecer com eles.

Vê-se então que é fácil ser membro destas igrejas. Basta se adaptar aos usos e costumes, e continuar sendo a mesma pessoa que você era no mundo! Fofoqueiro, mentiroso.... Você só muda o exterior! Certa vez eu estava na casa de um cristão, e ouvi um rapaz comentando: "-Ah, se eu não contasse uma mentirinha lá no meu trabalho, eu seria mandado embora!" Para este irmão, que eu conhecia, usar uma bermuda ou camiseta era o fim do mundo!!! Mas mentir não. Ora, irmão, a porta é estreita! A porta não é estreita com relação a roupas não! Mentir é pecado! Mentiroso é filho do diabo!!! (João 8:40) 

O que tem acontecido, na verdade, é que as pessoas tem aprendido um outro evangelho: O "Evangelho Segundo a Igreja x", onde não pode isso, não pode aquilo, mas pode continuar sendo uma pessoa desonesta, fofoqueira, etc. Um evangelho "fácil" de se seguir! Não tem que fazer esforço nenhum, nem negar a si mesmo, mas respeitar as regras da denominação! Uma porta realmente muito, muito larga!!!

"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais tem, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne". (Colossenses 2: 20-23)

"E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus". (Joel 2:13)

"Fugi dos escribas, que gostam de andar com vestes compridas". (Marcos 12:38)

"Não julgueis pela aparência mas julgai segundo a reta justiça". (João 7:24)

"...a fim de que tenhais que responder os que se gloriam na aparência , e não no coração". (2º Coríntios 5:12b)

"Olhais para as coisas segundo a aparência? Se alguém confia de  si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos". (2º Coríntios 10:7) 

"E dizem: Retira-te, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde o dia todo". (Isaías 65:5)

"Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, engana o seu coração, a sua religião é vã". (Tiago 1:26)

"Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim. Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas". (Marcos 7:1-8)

 ADD Pr Denis - CLIQUE AQUI
Denis de Oliveira é pastor da Assembleia 
de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ.



COMPARTILHE:

ESCREVA A SUA OPINIÃO:

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga