Uma das coisas que tem intrigado muitos cristãos são os comentários sobre comer "ovos de páscoa". Nesta época do ano são inúmeras as propagandas que enchem nossa boca de água, e a cabeça de muitos crentes de dúvidas. Afinal, posso ou não comer ovos de chocolate?! A Páscoa, para nós cristãos, tem um significado muito diferente dos que não conhecem a Palavra de Deus. Se para outras pessoas esta época significa apenas se empaturrar de chocolate, para nós a Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição.

Mas se o significado é a ressurreição de Cristo, o que tem a ver os ovos de páscoa?! Os ovos de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo. Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Os ovos de chocolate vieram dos franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje. (Wikipédia)

Mas para alguns os ovos de páscoa são simbolos do paganismo! Vejamos então, por exemplo, as velas em cima de um bolo de aniversário. Para algumas religiões, estas velas acesas no escuro em cima do bolo tem outro significado. Os dois únicos aniversários que a Bíblia menciona são de pagãos, o Faraó do Egito (Gênesis. 40:20) e o Rei Herodes (Mateus 14:6). Vejamos a história da festa de aniversário:

"Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro". (Wikipédia)

Nenhum de nós comemoramos aniversário no intuito de fazer um ritual espiritual, mas de celebrar a data em que você completa mais um ano de vida. Comemos doces, salgadinhos, bolo, etc. Não vemos mal em acender as velas do bolo, no escuro, e cantarmos "parabéns pra você". É perfeitamente normal vermos festas aniversário até mesmo em nossas igrejas, no aniversário de algum irmão ou do pastor.

Quem condena comer ovos de páscoa, alegando ser uma festa "pagã", também deveria condenar o uso das alianças de casamento, que tem sua origem no paganismo. Vejamos:

"Esse anel, aliança, surgiu entre os gregos e os romanos, tendo por origem um costume hindú de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (vena amoris) que estava directamente ligada ao coração, costume culturalmente seguido até aos dias de hoje". (Wikipédia)

Agora, pare e pense: o que parece ter mais ligação com um ritual religioso atualmente, a troca de alianças de casamento ou comer um ovo de chocolate? Qual das duas costuma ocorrer numa igreja? Qual das duas costuma contar com a participação de um líder religioso? Daí, comer um ovo de páscoa é considerado pecado, pois está relacionado a um ritual pagão, mas o ritual das alianças de casamento não?!


O mero fato, porém, de que pagãos adotavam um certo costume não significa que hoje ele esteja proibido para nós. Jacó e José, por exemplo, eram servos de Deus, mas quando Jacó faleceu José mandou embalsamá-lo (segundo costume dos egípcios pagãos), e mais tarde o próprio José foi embalsamado. (Gênesis 50:2,3,26).
 
"Dizer que coelho da páscoa existe para nossas crianças é anticristão?"
 
Na escola as crianças ouvem diversos contos, que desenvolvem o raciocínio. Quando uma criança pergunta aos pais de onde vem os bebês, será que a mãe deveria dizer: "-Olha, eu e seu pai vamos para a cama, e temos uma relação sexual, e fazemos assim, e aí veio a gravidez, e você nasceu..."??? Ou será que nós respondemos com alguma historieta, que ela veio num "avião" ou "cegonha", que evite a todo custo usar a palavra "sexo" para os pequeninos???
 
Portanto, não vejo mal nenhum em ver crianças acreditando numa historieta de coelho da páscoa, ou de outros contos tão bonitos. Isso não pode ser encarado como um ato "anticristão". Senão, todos os pais cristãos deveriam tirar seus filhos da escola, tirar a TV de casa, isolar do mundo, e lhes contar toda a vida como ela é, sem desviar o assunto. Estaria correto estragar toda a infância, por causa de uma simples história de coelhinhos e ovos de chocolate?!
 
Se formos buscar o que tem ou não origem no paganismo, não vamos poder fazer mais nada! Quando Jesus afirmou: "Não é o que entra pela boca do homem que contamina o homem, mas o que sai dela" (Mateus 15:11), Ele tão somente quis dizer que o que contamina não é o ritual religioso de lavar as mãos, ou não pode isso e não pode aquilo outro, mas o que estava dentro do coração de cada pessoa. Se você vai comer ovos, bombons, chocolate, ou não, é uma decisão sua. Só quero deixar bem claro que não há nenhum respaldo bíblico para se proibir alguém de comer ovos de páscoa.
 
"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa dos dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados. Estas são sombras das coisas futuras; mas o corpo é de Cristo". 
(Colossenses 2.16-17)

Denis de Oliveira é pastor da Assembleia de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ.



«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga